sábado, 14 de junho de 2008

CONSUMO X REDUÇÃO

É no lucro, segundo Dias (2004, p.96), que se baseia o modelo de desenvolvimento econômico da atualidade. Como o lucro está associado ao aumento da produção, esta precisa ser consumida, pois esta é a sua finalidade, como afirma Adam Smith.
Este modelo de desenvolvimento, segundo Blauth (1998, p.6), se caracteriza pelo indiscriminado uso dos recursos naturais e pela geração maciça de resíduos, decorrentes tanto da produção, como o consumo, levando à degradação ambiental.
O excesso de resíduos gerados pela insaciabilidade do consumo tem na Agenda 21 sugestões através de uma série de medidas e estratégias de manejo dos resíduos para que leve a uma mudança no padrão de produção e consumo.
Esse Blog tem o propósito de se posicionar como um espaço para a discussão da problemática do consumismo e buscar alternativas para a mesma.
Como primeiro Post eu gostaria de indicar o vídeo que se encontra no endereço logo abaixo, que tem como áudio a música Aquarela, de Toquinho, e que passa a mensagem da não descartabilidade.

5 comentários:

Anônimo disse...

A questão sobre ecologia é humanitária e ñ só pessoal. Fábio Lopes 3° A. " Se reciclar é vida, recicle e viva". Somos todos responsáveis pelos nossos atos, sendo assim, se ñ zelarmos por nosso planeta, pagaremos pelos nossos crimes ( DESTRUIR ). Acho que tudo pode ser utilizado com o maior proveito, se quisermos, poderíamos utilizar vidros, papelôes, papéis, plásticos etc; tudo poderia ser mudado e utilizado com outros fins, ou seja, reaproveitado, basta só, utilizar a criatividade e ter força de vontade. E lembrar que cada lixo precisa ser colocado no seu respectivo lugar: plástico com plástico, vidro com vidro e assim por diante. Pois somente com união, responsabilidade e ação, é que ainda poderemos salvar este mundo. E ainda digo mais: "A SOLUÇÃO PRECISA SER DADA AGORA, POIS O AMANHÃ PODE NÃO MAIS EXISTIR".

construído conhecimentos disse...

Olá Juce,
Você está certíssima ao falar sobre o excesso de consumo existente em nossa vida e que a maioria das pessoas não pensam muitas vezes no que fazem.
Podemos sim, consumir mas com responsablidade , sem prejudicar a natureza e tudo que está a nossa volta, afinal somos seres humanos e oriundos desse planeta e temos o dever de protejer e trabalhar pelo bem dele.

Blandina.

Unknown disse...

Andréia de Souza 3ºE Todos nós temos que fazer a nossa parte e reclica para termos um planeta mais saudável pois somos responsáveis pelas nossas atitudes. Só para lembra cada lixo reciclavel tem o seu lugar para ser colocado.
Então vamos fazer a nossa parte.

12 de julho de 2008

simone maria o. b. de souza 3º E vespertino disse...

Se pensarmos nos destinos destes objetos,Caixas de leite, garrafas de refrigerante,latas de sardinha, vidros de maionese temos uma resposta certa:lixo!Mas com um pouco de criatividade e consciência ambiental é possível reaproveitar quase todo o lixo.
Podemos fazer uma usina na nossa residência, pois esses matéias outrora chamada de lixo, hoje já são matérias de grande valia, como por exemplo podemos Com as garrafas pet, você pode fazer vassouras, puffs, cortina e até uma árvore de Natal. Com as tampas de latinha, dá para fazer uma bolsa ou bonecos de alumínio. Quem gasta muito papel em casa pode fazer massas com cola, criar esculturas e reverter potes de vidro. Dá também para fazer embalagens para presente, com o papel reciclado.
Quando a sociedade separa o lixo adequadamente, causa um grande impacto social, ajudar o governo no que tange ao crescimento de emprego, aumenta a receita com a comercialização dos recicláveis e retirando esses itens do meio ambiente, você diminui a poluição do solo, da água e do ar sendo possível também prolongar a vida útil dos aterros sanitários e melhorar a produção de compostos orgânicos

Anônimo disse...

Essa questão da reciclagem envolve a nossa vida, questão muito séria que deve ser tratada em carater de urgência para não prejudicar a humanidade.A solução precisa ser dada logo!!!!!!